int(26) int(27)

[X/Y] Mega Evoluções, Super Training e mais!

    Já estou de volta com um novo post, e como é de se esperar de uma Coro-Coro, tivemos MUITAS informações legais, principalmente a “revelação do século”. E devo dizer que concordo com esse título. Foi algo bombástico que irá trazer novos ares para a série. Eu realmente não esperava algo desse porte. Mas, para não começar assim de uma vez, com informações tão pesadas de se absorver, vamos dar uma olhada em algo mais light primeiro: 3 novos Pokémons que foram revelados!

    – Dedenne, que lembra bastante um Raichu, é do tipo Electric/Fairy. Ele possui uma nova Ability chamada Cheek Pouch. Se ele utilizar uma Berry em batalha, além de ganhar seus efeitos, ele também irá recuperar uma certa quantidade de HP. Ele usa um novo ataque chamado Nuzzle, que causa danos ao adversário, além de paralisá-lo.

     

    Dedenne

    Dedenne

     

    – Bunnelby é o tradicional “Pokémon normal roedor das primeiras rotas do jogo”. Ele possui a Ability Pickup ou Cheek Pouch. Ele pode usar o golpe Dig.

     

    Bunnelby

    Bunnelby

     

    – Skiddo é a pré-evolução do Gogoat. Ele tinha sido avistado ao fundo de um vídeo antigo por olhos mais atentos, por isso, já era esperado. Sua confirmação acabou sendo bem parecida com o design que imaginavam para ele. Ele é do tipo Grass, tem a Ability Sap Sipper e pode usar o ataque Leaf Blade. Assim como o Gogoat, será possível usá-lo como montaria no campo, e até mesmo pular sobre aquelas “rampas” no sentido contrário, o que até agora, era impossível na série. Isso é bem legal, porque pode te poupar o tempo de precisar fazer um caminho bem mais longo por causa desse obstáculo.

     

    Skiddo

    Skiddo

     

    Isso facilita bastante as coisas, não?

    Isso facilita bastante as coisas, não?

     

    – Ok, agora que acabou o aquecimento, vamos para as notícias bombásticas! Estão preparados? Agora vem chumbo grosso! O próximo item são as Mega Evoluções, um assunto que ficou muito polêmico desde o anúncio, e está dividindo opiniões entre as pessoas. Mas antes de julgá-las, é preciso entender melhor esse novo conceito introduzido nessa nova geração, então acompanhem comigo:

    – Como vocês já devem saber, Pokémons até agora possuem no máximo 3 estágios de evolução, sendo que em alguns casos, ele pode seguir linhas de evoluções alternativas (como o Poliwhirl que pode evoluir para Poliwrath ou Politoed), mas mesmo assim, nunca passando de três. Outro caso, introduzido na terceira geração, são Pokémons com formas alternativas (a não ser que você conte o Unown na segunda geração, mas esse caso é apenas uma mudança no visual, que representam as letras do alfabeto – na terceira geração, esse sistema foi além disso). Ele é o mesmo Pokémon, mas numa versão diferente, tendo uma variação estética e dependendo do caso, nos tipos, stats e golpes que podem ser aprendidos (como por exemplo, o Castform e o Deoxys). E esse sistema continuou a ser explorado nas gerações seguintes, até mesmo com outros lendários (como Shaymin e Giratina, sendo que novos métodos foram sendo criados para ativar essas formas alternativas), para dar mais variedade e opções para esses Pokémons. Tudo isso para contribuir com uma diversidade maior de estratégias, o que deixa o jogo mais rico e profundo.

    Agora, apresentado na sexta geração, temos um terceiro pilar nas variações de Pokémon: as Mega Evoluções. Um bom exemplo que posso dar logo de cara é o novo Mewtwo, que ainda estava intrigando a muitos enquanto víamos um ar de mistério vindo da Game Freak ao tratar do assunto. Diferente dos que muitos pensavam (e, pra falar a verdade, até eu), ele não é uma forma alternativa, como era feito até hoje, e sim, uma mega evolução do Mewtwo. Mas cuidado para não confundir. Uma mega evolução não significa que ele virou outro Pokémon. Ele continua sendo o mesmo Pokémon, no caso o Mewtwo. Mas ao passar por esse tal processo chamado de mega evolução, ele não só mudou seu visual, mas também ficou mais forte que antes e adquiriu novos poderes. O que tem de diferente nesse processo é que assumindo uma mega evolução, o Pokémon pode mudar suas características, como altura e peso, stats, tipo e Ability. No caso do Mewtwo, ele muda sua Ability para Insomnia e fica com seu Sp. Attack ainda mais poderoso.

    Mas ainda assim, é um processo diferente de apenas assumir uma forma alternativa, como acontecia com alguns Pokémons antigos. Vamos analisar:

    1) Para um Pokémon mega evoluir, ele precisa estar em seu estágio de evolução final (se for um Pokémon que possa evoluir), mesmo que isso se trate de um Pokémon em sua terceira forma de evolução, como um Blaziken;

    2) O Pokémon precisa estar segurando uma Mega Stone, que são itens independentes e únicos que ativam a mega evolução daquele Pokémon em específico (ou seja, cada Pokémon que possui uma mega evolução, precisa estar segurando sua Mega Stone correspondente). Foi dito que achar todas as Mega Stones dos Pokémons espalhadas pela região de Kalos será uma das árduas tarefas da sua jornada;

    3) A mega evolução do Pokémon irá acontecer somente dentro da batalha. Ao terminar a luta, o Pokémon irá voltar ao seu estado normal;

    4) Por se tratar do mesmo Pokémon, seu nome é o mesmo, apenas adicionando o “Mega”. Logo, o novo Mewtwo é chamado simplesmente de Mega Mewtwo;

    5) Nem todos os Pokémons terão mega evoluções. Foi dito que os Pokémons atingem níveis de poder que nunca poderiam atingir antes com esse processo, e é algo exclusivo na região de Kalos, além de ser um dos maiores mistérios do mundo Pokémon.

    Isso traz ainda mais opções e possibilidades para os Pokémons antigos, além de abrir um novo capítulo no mundo Pokémon. Teremos que aprender suas novas características se quisermos continuar dominando as batalhas, já que uma mega evolução pode virar completamento o rumo de uma luta. Mas agora que entendemos melhor esse novo conceito, vamos conhecer alguns novos Mega Pokémons divulgados:

     

    Mega Lucario

    Mega Lucario

     

    – Lucario é um Pokémon bem equilibrado em ambas ofensivas (Ataque e Ataque Especial). Ao mega evoluir, seu Ataque ficará ainda maior. Além disso, sua Ability mudará para Adaptability.

     

    Mega Blaziken

    Mega Blaziken

     

    – Ao mega evoluir para Mega Blaziken, esse Pokémon terá um ataque ainda maior do que sua forma tradicional. Além disso, ele irá contar com a Ability Speed Boost, que o tornará ainda mais poderoso.

     

     

     

    Mega Mawile

    Mega Mawile

     

    – Mawile é um Pokémon Steel da terceira geração que agora ganhou também o tipo Fairy. Ao mega evoluir, ele mantém o tipo Steel/Fairy e ganha a Ability Huge Power.

     

    Mega Absol

    Mega Absol

     

    – Mega Absol ganha a Ability Magic Bounce e possui ataques e velocidades elevados.

     

    Mega Ampharos

    Mega Ampharos

     

    – Mega Ampharos passa a ser um tipo Electric/Dragon ao mega evoluir e ganha a Ability Mold Breaker.

    Além disso, outros pré-requisitos podem existir para ativar uma mega evolução, mas serão apenas revelados futuramente. Para começar a brincadeira, um evento Wi-Fi em Pokémon X e Y foi anunciado. A partir do lançamento (12 de Outubro) até o dia 15 de Janeiro, você poderá baixar em seu jogo um Torchic com sua Hidden Ability Speed Boost (que já é considerado um Pokémon muito raro). Ele virá no Level 10 e com os ataques Scratch, Growl, Focus Energy e Ember. Além disso, ele estará segurando sua Mega Stone: a Blazikenite, que é a chave para ativar a mega evolução do Blaziken. O único problema é que essa Mega Stone em especial não poderá ser encontrada normalmente no jogo, ou seja, se você perder esse evento, não será possível mega evoluir seu Blaziken! Por isso, fique esperto!

    Para fechar esse tópico de vez, um novo vídeo foi divulgado, mostrando os novos Pokémons, as mega evoluções sendo ativadas em batalha, assim como o anúncio do evento do Torchic. Se você achou que esse assunto ainda ficou confuso, deixe perguntas nos comentários que eu posso ver se consigo esclarecer pra vocês, ok?

     

     

    Bom, se você acha que já viu o bastante, pense outra vez! Temos mais novidades reveladas, então vamos continuar!

    – A próxima líder de ginásio é uma garota que anda de patins (que também parece ser o tema do ginásio, como puderam ver no vídeo) e se chama Korrina. Ela é líder na cidade de Shalour, um lugar conhecido por seus lindos cenários de praias.

    Gym Leader Korrina

    Gym Leader Korrina

     

    Além disso, ela parece entender bastante sobre as mega evoluções. Um local chamado Tower of Mastery é conhecido por possuir conexões com as mega evoluções.

     

    Quais tipos de segredos esse lugar esconde sobre as mega evoluções?

    Quais tipos de segredos esse lugar esconde sobre as mega evoluções?

     

    – Outra novidade bastante interessante implantada em X e Y é o Super Training. Em qualquer momento do jogo, com exceção de batalhas e eventos in-game, você poderá jogar mini-games com seu Pokémon na Touch Screen. E, fazendo isso, você também estará treinando os EVs (Effort Values) do seu monstrinho.

     

    Prepare bem seus monstrinhos para as batalhas!

    Prepare bem seus monstrinhos para as batalhas!

     

    – Nesse mini-game, você precisa interagir com um holograma de um Geodude para treinar seu Pokémon. Quando mais EVs o Pokémon tiver em um determinado Stat, mais forte ele ficará naquele atributo. Existe também uma outra modalidade de treino, chamado Core Training, que é um estilo mais casual para deixar seus monstrinhos mais fortes.

    – Até agora, os EVs eram praticamente valores invisíveis dentro do jogo, e por isso, era bastante complicado administrá-los, para assim ter acesso ao poder máximo de um Pokémon. Como foi dito em uma conferência anterior, agora esses valores ficarão visíveis na forma de um gráfico:

     

    Assim você não se perde durante o treinamento!

    Assim você não se perde durante o treinamento!

     

    Com o Effort-O-Meter, você pode avaliar de uma forma bem simples o desenvolvimento do seu monstrinho, para assim, deixá-lo do jeito que se encaixar melhor na sua estratégia (por exemplo, treinar Pokémons para serem mais ofensivos ou defensivos). Para isso, também é preciso entender e respeitar os limites de cada espécie. Como podem ver no gráfico, a parte verde (menor) te mostra as características naturais daquela espécie (no caso, o Pikachu, é mais propício para ganhar velocidade). Já a parte maior do gráfico, representada pela parte amarela, são os resultados do treinamento feito com o Super Training, ou seja, quais Stats irão aumentar mais com o resultado do treinamento (nesse exemplo, o Pikachu irá ganhar mais velocidade, Sp. Attack e HP conforme for subindo de níveis). No entanto, há um limite de quanto você pode treinar seu Pokémon com o Super Training. Esse limite é representado pela barra verde na direita. Ao atingir esse limite, ele não poderá mais usar esse tipo de treinamento. Mas vale lembrar que existem outros meios de um Pokémon acumular EVs, como usando vitaminas (Carbos, HP UP, Calcium e etc.) ou simplesmente derrotando Pokémons em batalha. Tudo depende de como você irá administrar o treinamento do seu Pokémon para que ele fique o mais forte possível para enfrentar as batalhas mais sérias.

    Bom, pessoal, esse foi um post bem longo devido à quantidade de informações, mas espero que tenha ficado bem organizado para você não ficar perdido com tanta coisa nova. Como disse antes, se tiverem dúvidas, podem deixar nos comentários. A Coro-Coro disse que no próximo mês, teremos mais revelações de mega evoluções, assim como a cartilha de efetividade de tipos, incluindo o novo tipo Fada (outro assunto que também está gerando bastante especulação na net). Mas e quanto a você? Gostou das novidades e das novas dinâmicas apresentadas nessa geração? Que Pokémons você gostaria de ver mega evoluídos, e com quais características novas?

    A gente se vê na próxima!